Releases

Notícias

Importados mantêm crescimento no acumulado do quadrimestre

* Emplacamento de veículos importados registrou, no primeiro quadrimestre do ano, alta de 83,9% em relação a igual período de 2022;
Veículos de fabricação nacional das associadas à Abeifa, no entanto, acumulam queda de 64,6%.
02/05/2023 – As onze marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 14.860 unidades, das quais 9.942 importadas e 4.918 veículos de produção nacional, anotaram no primeiro quadrimestre do ano queda em suas vendas de 23% ante igual período de 2022, quando foram comercializadas 19.304 unidades.
Na importação, as 9.942 unidades vendidas significaram alta de 83,9% ante as 5.405 unidades dos primeiros quatro meses de 2022; enquanto na produção nacional – com 4.918 unidades – a queda de vendas foi de 64,6% ante as 13.899 unidades do primeiro quadrimestre do ano passado.
Ao considerar o desempenho de vendas do mês de abril, veículos importados – com licenciamento de 2.316 unidades – absorveram queda de 26,5% ante março último , mas manteve alta de 54,4% se comparados ao mês de abril de 2022, quando foram anotadas 1.500 unidades licenciadas.
A produção nacional das associadas à Abeifa, por sua vez, emplacaram – em abril – 1.398 unidades, 6,6% menos em relação a março último (1.496 unidades), e queda expressiva de 60,4% ante março do ano passado (3.533 unidades). Somadas as unidades importadas e as nacionais, com total de 3.714 veículos em abril, as associadas à Abeifa registram percentual negativo de 20,1% em relação ao mês anterior, quando foram emplacadas 4.646 unidades e queda de 26,2% ante igual período de 2022, quando foram vendidas 5.033 unidades.
“O fornecimento instável de componentes, em especial dos semicondutores, ainda impacta a comercialização tanto de veículos importados como os de produção nacional. Aliado a isso, embora nossas vendas aconteçam por meio de pagamento à vista, cerca de 70%, a restrição de crédito e as elevadas taxas de juro também têm influenciado a decisão de compra”, avalia João Henrique Garbin de Oliveira, presidente da Abeifa.
Participações – Em abril último, com 3.714 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 2,4% do mercado total de autos e comerciais leves (151.721 unidades). Se consideradas somente as 2.316 unidades importadas, as associadas à entidade responderam por apenas 1,52% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 1.398 veículos, significaram marketshare de 0,92%. No acumulado do ano, a participação das associadas à Abeifa é de 2,52%.
Divulgação
Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: 11-3849-8633
textofinal@textofinal.com
Koichiro Matsuo – MTb 13 224

Diretora Jurídica e de Compliance da Porsche Brasil

Juliana Lauro

  • Advogada com MBA em Gestão de Luxo pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP.
  • Diretora Jurídica e de Compliance da Porsche Brasil.
  • Foi Gerente Jurídica da Burberry Brasil por 3 anos com atuação no mercado brasileiro e América Latina.

Presidente da Volvo Cars Brasil

Marcelo de Godoy

  • Formado em Economia pela Fundação Santo André e com MBA em finanças pelo Insper-SP, possui experiência de 19 anos na área financeira onde atuou nas áreas de Tesouraria, Planejamento Financeiro, análise de viabilidade de projetos e M&A.
     
  • Atuou em empresas de diversos setores da economia, entre eles, telecom, real estate, energia e logística.

Diretor Executivo da ABEIFA

Elcio Alves Ferreira

  • Engenheiro Eletrônico com Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV e Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
  • Diretor Executivo da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (ABEIFA), Professor dos cursos de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Conselheiro de Administração e Mentor Executivo.
  • Foi gerente geral da Siemens Brasil por 2e anos, com atuação nas áreas de Gestão de Negócios, Marketing, Vendas e Operações.

Diretor de Operações das marcas Aston Martin e McLaren no Brasil

Rodrigo Soares

  • Administrador com pos graduação em Marketing pela FAAP.
  • Administração com ênfase em Comercio Exterior pela Universidade Paulista.
  • Diretor de Operações do grupo UK Motors, empresa representante das marcas Aston Martin e McLaren no Brasil.
  • Executivo com passagens nas montadoras Mercedes-Benz onde atuo por 12 anos nas areas de planejamento, vendas e marketing e 6 anos na Porsche Brasil atuando nas areas de vendas e comunicação corporativa.