Venda de veículos importados cai 9,6% no primeiro semestre

Publicado em 03/07/2019

- Foram emplacadas, no semestre, 16.219 unidades importadas por associadas à Abeifa, ante as 17.948 veículos licenciados em igual período de 2018. Mas, os veículos aqui produzidos, de quatro montadoras associadas, cresceram 44,1% no acumulado do ano. São 14.527 unidades contra 10.078 unidades do ano passado.

- Diante desse cenário, embora o Acordo de Livre Comércio Mercosul-União Europeia, assinado na última sexta-feira, seja muito importante, o setor de veículos importados procura saídas para resultados de curto prazo, a começar pela retomada do crescimento econômico do País.

03/07/2019 - As dezesseis marcas filiadas à Abeifa - Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 2.679 unidades, anotaram em junho último queda de 13,4% em relação a maio de 2019, quando foram vendidas 3.094 unidades importadas. Mas ante junho de 2018, quando foram comercializadas 3.013 unidades, a queda foi de 11,1%.

O desempenho negativo de 11,1% em junho último fez com o resultado do acumulado no primeiro semestre do ano também fosse de queda de 9,6%. Com a retração acentuada de quase 10% e a alta de 10,8% do mercado brasileiro, o setor de veículos importados revisa a estimativa de vendas no ano, de 50 mil unidades para 40 mil unidades em 2019.

Em compensação, as quatro montadoras associadas à entidade que produzem veículos localmente obtiveram crescimento de 44,1%, passando de 10.078 unidades licenciadas no primeiro semestre de 2018 para 14.527 unidades em igual período deste ano. As projeções iniciais de produção local, que eram de 55 mil unidades para 2019, foram mantidas.

"Na última sexta-feira, quando foi anunciada a aprovação do Acordo de Livre Comércio do Mercosul e União Europeia, depois de vinte anos de negociações entre os dois blocos comerciais, nós também comemoramos. Mas as informações ainda estão desencontradas. De qualquer forma, se se concretizar, de imediato poderemos ter uma cota de 32 mil unidades com alíquota de importação reduzida de 17,5%. Além de não sabermos como será a divisão dessa cota, esse volume é muito pequeno", analisa José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, para quem - neste momento - é mais importante um pacto nacional pela retomada do crescimento da economia brasileira.

"Com a expansão da renda, por meio da estabilidade econômica, os brasileiros voltarão a comprar automóveis. Com a retomada da economia, certamente os investimentos externos também virão e o dólar, moeda corrente de nossas transações comerciais, deve voltar aos patamares mais plausíveis", argumenta Gandini, "por isso, comemoramos o Acordo de Livre Comércio Mercosul-União Europeia, mas antes torcemos para que o Brasil dê certo. O setor de veículos importados, e o setor automotivo como um todo, precisa de resultados de curto prazo".

As cinco marcas que mais venderam, em junho, foram a Volvo (624 / -11,1%), Kia Motors (598 unidades / -32,7%), BMW (488 / -7,9%), Land Rover (229 / +15,1%), e Jac Motors (179 / -5,3%).

Somados os emplacamentos de unidades importadas e produzidas localmente, o ranking das cinco marcas, por volumes, aponta, a CAOA Chery com 1.608 unidades (só produção nacional), a BMW com 1.117 unidades (629 nacionais + 488 importadas), a Volvo com 624 unidades (só importadas), a Kia Motors com 598 veículos (só importados) e Land Rover com 403 veículos (174 nacionais e 229 importados).

A produção nacional da BMW, CAOA Chery, Land Rover e Suzuki indica, em junho último, o emplacamento de 2.564 unidades, total que representou queda de 3,4% em relação a maio de 2019, quando totalizaram 2.655 unidades e significaram alta de 40% ante junho de 2018, quando anotaram 1.831 unidades.

Por marcas, a CAOA Chery, com 1.608 unidades emplacadas, registrou queda de 8,1% ante igual período de maio de 2019; a BMW, com 629 unidades, alta de 10,7%; a Land Rover, com 174, queda de 8,9% e a Suzuki, com 153 unidades licenciadas, alta de 4,1%.

Participações - Em junho último, ao considerar somente os veículos importados por associadas à entidade - total de 2.679 unidades -, o setor significou marketshare de 1,25%. Com 5.243 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 2,46% do mercado total de autos e comerciais leves (213.438 unidades).

Emplacamento Importados Junho 2019 - Por modelo

Emplacamento Nacionais Junho 2019 - Por modelo