Venda de veículos importados reage em fevereiro

Publicado em 07/03/2018

• Com total de 2.577 unidades emplacadas no mês, setor registra crescimento de 6,3% ante janeiro de 2018 e de 52,8% em relação a igual período de 2017.
  • No primeiro bimestre, o acumulado de 5.002 unidades licenciadas significou 37,8% mais se comparado com igual período de 2017. Entidade mantém estimativa de vendas para 2018 em 40 mil unidades.

07/03/2018 - As dezessete marcas filiadas à Abeifa - Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 2.577 unidades, anotaram em fevereiro último alta de 6,3%% em relação a janeiro último, quando foram vendidas 2.425 unidades importadas. Ante igual período de 2017, o resultado de fevereiro é 52,8% maior. Foram 2.577 unidades contra 1.686 veículos emplacados em fevereiro do ano passado.

"Com o fim do Inovar-Auto, as alíquotas do IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados voltaram ao que eram antes do programa. E agora sem a cota limitadora de 4.800 unidades/ano sem os 30 pontos percentuais no IPI, as vendas de veículos importados começaram uma reação, mas sobre uma base muito fraca do ano de 2017, quando - no ano - alcançamos apenas 29 mil unidades licenciadas", analisa José Luiz Gandini, presidente da Abeifa - Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores.

Segundo Gandini, "agora, embora tenhamos isonomia tributária e sem cotas limitadoras, aos importadores fica muito difícil trazer carros de alto volume, os chamados carros mais populares, até porque a indústria local tem ofertas muito competitivas e atualizadas. Com o dólar no patamar de R$ 3,25 e o imposto de importação de 35%, a mais alta alíquota permitida pela OMC, aos importadores fica quase impossível atuar fora de nicho de mercado. Senão vejamos, os preços médios de automóveis subiram, na média 21%, no período de 2011-2017, enquanto o dólar subiu 95% nesses últimos seis anos. Por isso, passados dois meses do ano, vamos manter a nossa previsão de vendas, para este ano, em 40 mil unidades".

Para o presidente da Abeifa, "com a reação positiva dos números de vendas, o setor de veículos importados precisa reorganizar a sua rede de distribuidores, com muito treinamento das equipes comerciais e de pós-vendas. Além disso, 2018 será um ano de expansão dessa rede, antes de pensar em altos expressivos de comercialização".

Participações - Em fevereiro último, o total de 2.577 unidades importadas da Abeifa significou 1,69% do mercado interno, que emplacou 151.690 automóveis e comerciais. Se considerado somente a importação total, as associadas à Abeifa responderam por 14,31% (do total de 18.004 unidades importadas). Com o licenciamento de produtos nacionais fabricados por afiliadas à entidade mais o volume importado, as 17 empresas licenciaram 3.826 unidades licenciadas. Com esse total, a participação das associadas à Abeifa foi de 2,52% do mercado total de autos e comerciais leves (151.691 unidades).

Se for considerado o total de veículos importados, ou seja aqueles trazidos também pelas montadoras, as associadas à Abeifa responderam, em fevereiro, por 14,31% (2.577 unidades, do total de 18.004 unidades importadas).

Produção local - Entre as associadas à Abeifa, que também têm produção nacional, BMW, Chery, Jaguar Land Rover e Suzuki fecharam o mês de fevereiro com 1.249 unidades emplacadas, total que representou alta de 46,4% em relação a fevereiro de 2017. Comparado a janeiro último, no entanto, a queda é de 19%, quando foram emplacadas 1.542 unidades nacionais.

Emplacamento Importados Fevereiro 2018 - Por modelo

Emplacamento Nacionais Fevereiro 2018 - Por modelo