O ano começa com nova queda nas vendas de veículos importados, com resultado 45,3% menor do que o registrado no início de 2015
Em relação a dezembro do ano passado, a redução em janeiro foi de 25,3%
São Paulo, 4 de fevereiro de 2016 - No primeiro mês do ano, o resultado de vendas de automóveis e de comerciais leves importados pelas associadas da ABEIFA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) foi de 3.672 unidades, o que representa uma queda de 45,3 % em relação a janeiro do ano passado. Na comparação com dezembro de 2015, quando foram comercializadas 4.918 unidades, a queda é um pouco menor, com uma redução de 25,3 %. O desempenho da produção nacional de veículos das marcas associadas à ABEIFA em janeiro deste ano também apresentou queda em relação ao mês de dezembro de 2015. As 634 unidades produzidas no primeiro mês de 2016 representam uma redução de 56,9 %.
O resultado do mês de janeiro reflete a mesma situação de mercado que afetou o desempenho das vendas do setor ao longo de 2015: diante da incerteza dos cenários político e econômico, os consumidores continuam postergando suas compras e ponderando investimentos. Além disso, a taxa de câmbio nos níveis atuais continua impactando, fortemente, todas as atividades de importação.
Em dezembro de 2015, as empresas associadas que já fabricam no Brasil emplacaram 1.471 unidades, queda de 6,2% na comparação com o mês de novembro de 2015, quando registraram 1.569 unidades. O comparativo é feito com o mês anterior, pois não há dado histórico para dezembro de 2015, pois as fábricas estavam em fase de implantação.
"O ano começa no mesmo ritmo de 2015, com queda nas vendas, sinalizando que o consumidor ainda permanece refratário a investir e aguardando sinais nítidos de que haverá melhora da economia", declara Marcel Visconde, presidente da entidade.
Saiba qual é a participação, em números percentuais, que a ABEIFA possui no mercado de veículos importados:
Emplacamento Importados Janeiro 2016 - Por modelo