Venda das associadas à Abeifa cresce 18,5% em novembro

Publicado em 12/12/2022

* Emplacamento de veículos de produção nacional das associadas, em novembro, teve desempenho expressivo, de 83,2%: 2.587 unidades ante 1.412 veículos licenciados em outubro último; se comparado ao mês de novembro de 2021, há ainda registro de queda de 33,8%, 2.587 unidades contra 3.908 do ano passado;

* Falta de produtos em novembro impacta licenciamento de importadoras associadas à entidade: queda de 21,1% comparado ao mês anterior. Foram 1.818 unidades ante 2.305 de outubro último. Em relação a novembro de 2021, a queda foi de 3%: 1.818 contra 1.874 unidades no ano passado;

* No acumulado dos onze meses do ano, entre importados e nacionais, desempenho é negativo, de 23,9%: 51.066 x 67.126 veículos em 2021. Entidade estimula fechar 2022 com 55 mil unidades ante as 73.176 unidades de 2021.

05/12/2022 - As onze marcas filiadas à Abeifa - Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 4.405 unidades, das quais 1.818 importadas e 2.587 veículos de produção nacional, anotaram em novembro último aumento em suas vendas de 18,5% ante outubro de 2022, quando foram comercializadas 3.717 unidades. Comparado a novembro de 2021, a redução é de 23,8%: 4.405 unidades contra 5.782 veículos.

Na importação, as 1.818 unidades vendidas significaram queda de 21,1% ante as 2.305 unidades de outubro de 2022 e redução também de 3% ante novembro de 2021; enquanto na produção nacional - com 2.587 unidades - a alta nas vendas foi de 83,2% ante as 1.412 unidades do mês anterior, mas redução 33,8% em relação a novembro de 2021 (3.908 unidades).

Com esse desempenho de novembro, as marcas associadas à Abeifa anotaram no acumulado do ano 51.066 unidades licenciadas, 23,9% inferior às vendas dos onze meses do ano passado, que representaram 67.126 unidades.

"Infelizmente, em especial o segmento de importação sofreu demais com a falta de produtos, por conta ainda da instabilidade de fornecimento de semicondutores. Tínhamos chance de alcançar, ao menos, os números de desempenho do ano passado, quando chegamos a 73.176 unidades emplacadas. Para este ano, a nossa previsão é de chegar a 55 mil unidades, o que significará uma queda expressiva de quase 25%", lamenta João Henrique Garbin de Oliveira, presidente da Abeifa.

Em sua avaliação, "em 2023 o abastecimento mais regular de semicondutores deve aumentar o volume de produtos acabados. Esperamos, com isso, recuperar os anos 'perdidos' da pandemia e da crise internacional de componentes. De outra parte, o importante é que o setor de importados, de alguma forma, tem-se mostrado relevante na apresentação de produtos mais tecnológicos, especialmente com os veículos eletrificados".

Participações - Em novembro último, com 4.405 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 2,3% do mercado total de autos e comerciais leves (191.944 unidades). Se consideradas somente as 1.818 unidades importadas, as associadas à entidade responderam por apenas 0,9% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 2.587 veículos, significaram marketshare de 1,34%.

Se considerado o acumulado de janeiro a novembro, as associadas à Abeifa respondem por 2,9%: 51.066 unidades ante o mercado interno brasileiro de 1.755.332 veículos.