João Oliveira é reeleito presidente da Abeifa

Publicado em 16/03/2022

João Oliveira

Eleito para o mandato 2022-24, ao lado de Divanildo Albuquerque (vice-presidente) e Hughes Cavelan (diretor financeiro)

16/03/2022 - Em reunião extraordinária realizada ontem, 15/3, Abeifa - Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores ratificou o nome de João Henrique Garbin de Oliveira, 40, diretor geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil, na presidência da entidade, para o mandato de dois anos (2022-2024) em chapa única composta ainda por Divanildo Albuquerque (Jaguar Land Rover) na vice-Presidência e Hughes Cavelan (Porsche) na diretoria financeira. Elcio Ferreira permanecerá na diretoria executiva.

O executivo da Volvo Car Brasil é o nono presidente - agora em seu segundo mandato - da Abeifa, fundada em 15 de março de 1991. Nesses 31 anos, a presidência da entidade foi ocupada por Emilio Julianelli (1991-1996), José Carlos Gandini (1996-1997), Daniel Buteler (1997-1998), José Luiz Gandini (1998-2000/2006-2008/2010-2012/2016-2018 e 2018-2020), André Muller Carioba (2002-2006), Henning Dornbusch (2008-2010), Flavio Padovan (2012-2014) e Marcel Visconde (2014-2016).

Em seu primeiro mandato, as prioridades da administração de João Oliveira à frente da Abeifa foram o estreitamento das relações com o Governo federal e entidades correlatas do setor automotivo, diante de fatos marcantes e negativos que impactaram o setor automotivo brasileiro e mundial como a pandemia por Covid-19, paridade cambial, desabastecimento de semicondutores, mas sobretudo levantou a bandeira da inovação tecnológica, ao difundir e disseminar a chegada mais expressiva de automóveis híbridos e elétricos, tema que a diretoria reeleita vai manter na pauta cotidiana nos próximos dois anos.

O presidente reeleito da Abeifa tem uma história de mais de 18 anos na Volvo. Formado em Engenharia Mecânica, João Oliveira ingressou como estagiário e passou por diversas funções. Na diretoria da empresa, ficou à frente das operações de mercados importadores para América Latina e Caribe, passando em seguida a diretor comercial da operação brasileira até assumir a liderança da marca no país

"Em nossa próxima gestão, pretendemos fortalecer ainda mais o setor por meio de seu mais importante trunfo, que é o de trazer e mostrar inovação tecnológica, sempre de vanguarda, dos veículos automotores projetados, desenvolvidos e comercializados nos principais polos produtivos e mercados do mundo. Como vivemos uma realidade de grandes transformações na indústria automobilística, priorizaremos uma política de cooperação com o Governo federal e com a Anfavea, Fenabrave, Sindipeças e todas as demais entidades integrantes da cadeia automotiva brasileira, com o objetivo de construirmos juntos um futuro promissor do setor e efetivamente posicionarmos o nosso país como protagonista na nova indústria automobilística global", argumenta João Oliveira.